top of page
  • Derlianne Kaillane Lomas Modesto

Desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudantes de RP

Atualizado: 18 de mar.

Editoria: Experiências acadêmicas

Por: Derlianne Kaillane Lomas Modesto

 

Através da aplicação de um questionário utilizando a plataforma Google Forms, alguns estudantes do 4°, 6° e 7° período de Relações Públicas (RP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) responderam a questões sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa durante a graduação.


Como surgiu o  interesse pela pesquisa?

Quando questionados sobre o motivo de seu interesse pela pesquisa, observou-se um destaque para a curiosidade, embora cada estudante tenha suas próprias motivações. A necessidade de investigar um problema por meio científico foi o ponto de partida para esse processo. Alguns alunos buscavam ampliar suas experiências acadêmicas, enquanto outros já planejavam utilizar essa experiência em trabalhos futuros, como o TCC. Várias questões foram consideradas para essa iniciativa, incluindo o incentivo da própria Universidade, que oferece bolsas para projetos de pesquisa.


“Iniciar o projeto de pesquisa foi motivado por diversos fatores que se entrelaçam em meu interesse e propósito. Primeiramente, reconheço que a pesquisa não é apenas uma ferramenta para adquirir conhecimento, mas também uma forma de contribuir ativamente para o avanço da ciência e do conhecimento no Brasil” (Bernardo Martins, 4° período).


Aprendizados e contribuições que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa agrega para os estudantes

Conhecimento aprofundado sobre o tema pesquisado, desenvolvimento de habilidades de percepção e senso crítico, além de experiências e produções de novos conhecimentos tanto pessoal quanto profissional na área de estudo.


“Conhecimentos mais abrangentes sobre o assunto abordado na pesquisa e desenvolvimento de um senso científico, além de ficar bonito no Lattes” (Lucas Santiago, 6° período).


Existe um momento ideal para iniciar um projeto de pesquisa na graduação?

Os alunos recomendam iniciar a pesquisa nos primeiros períodos, logo após se adaptarem à rotina da faculdade. Nesse momento, o estudante geralmente possui mais tempo livre do que nos períodos posteriores, quando estágios e outras atividades se intensificam. Além disso, a pesquisa oferece uma oportunidade de aprofundar os estudos. É importante ressaltar que começar cedo proporciona uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico.


“Na minha opinião, o momento ideal para começar a desenvolver pesquisas durante a graduação é quando se sentir pronto e preparado para aproveitar as oportunidades oferecidas pela universidade. Não há uma fórmula exata para determinar o momento certo, pois isso pode variar de acordo com as circunstâncias individuais, interesses pessoais e disponibilidade de recursos” (Bernardo Martins, 4° período)


Algumas dicas dos alunos pesquisadores!


Escolha temas que despertem seu interesse, pois isso torna a pesquisa mais atrativa; busque orientadores competentes; selecione referências relevantes e mantenha um planejamento para cumprir com as obrigações exigidas pela pesquisa e evitar estresses desnecessários.


Planejar, organizar-se e respeitar os prazos estabelecidos pelo orientador" (Thaís Souza, 4º período).


“Pesquise sobre o que você gosta, pois isso te motiva a explorar e descobrir coisas que nem imaginava" (Cauane Marques, 4º período).


“Faça um banco de referências/autores sobre o tema”(Cariston Pires, 7° período).



A universidade oferece oportunidades para os estudantes desenvolverem pesquisa?



Grupos de pesquisa, Projetos e programas que RP do questionário participam:

PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

GERP: Grupos de estudos em Relações Públicas.

PETCOM: Programa de Educação Tutorial de Comunicação 

Cine & Vídeo Tarumã: Projeto de comunicação social


5 visualizações0 comentário
bottom of page