top of page
Miguel Guilherme

Enxergando Horizontes em Relações Públicas: entrevista com discentes do curso da Universidade Federal do Amazonas.

Atualizado: 22 de mar.

Editoria: Curiosidades RP

Por Miguel Guilherme

 

Em um mundo em constante mudança, o profissional de Relações Públicas precisa estar sempre atento às novas tendências e ferramentas para se destacar no mercado. Além da educação tradicional, os futuros profissionais da área devem encontrar formas de complementar a sua formação e desenvolver competências que os preparem para os desafios que se avizinham.


Nesta entrevista, conversamos com Emanuelly Reis e Júlio César, alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, sobre como moldaram sua profissionalização e quais conselhos dão aos jovens que desejam seguir carreira na área.


Entrevista:

Emanuelly Reis (4º Período) e Júlio César (6º Período), acadêmicos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, compartilham suas percepções e conselhos para os futuros profissionais da área.


1. Visto que vivemos em um contexto de constante transformação, e com base em suas experiências, como os novos profissionais de relações públicas podem moldar sua profissionalização para complementar os meios tradicionais de ensino e aprendizado?

  • Emanuelly Reis: “Como novo profissional de RP em formação, acredito ser fundamental reconhecer a importância de complementar os meios tradicionais de ensino e aprendizado com experiências práticas e atualizadas. Dessa forma, é essencial integrar experiências práticas, como estágios, participação ativa em eventos e projetos, e o desenvolvimento de cases práticos. Além disso, explorar plataformas digitais, redes sociais e tecnologias emergentes oferece uma perspectiva contemporânea e estratégica muito necessária para a área”

  • Júlio César: “Acredito que buscar cursos de áreas correlacionadas, como design e marketing, e pesquisar tendências, amplia o conhecimento e proporciona uma noção de comunicação ampla, o que contribui para o seu destaque no mercado de trabalho.”



2. Levando em consideração a vida e as demandas acadêmicas, quais conhecimentos técnicos são cruciais para a formação de um profissional de relações públicas excelente e completo? Como esses saberes contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades e percepções para a vida profissional?


  • Emanuelly Reis: “A área de Relações Públicas é extremamente vasta, com diversas possibilidades de atuação profissional em múltiplos segmentos. No entanto, acredito que alguns conhecimentos são indispensáveis, como: Habilidades em escrita, compreensão de estratégias digitais e análise situacional. Esses saberes contribuem para o desenvolvimento de novas habilidades, como pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade, que são essenciais para enfrentar os desafios da vida profissional.”

  • Júlio César: “O domínio da comunicação, tanto escrita quanto oral, permite criar materiais informativos, releases impecáveis e se comunicar de forma eficaz com diferentes públicos. Ser proficiente em ferramentas digitais, como redes sociais, plataformas de edição e análise de dados, auxilia no desenvolvimento de estratégias e no acompanhamento do desempenho das mesmas, contribuindo para a formação de um profissional completo.”



3. Quais habilidades você acredita que são essenciais para os futuros profissionais de relações públicas? Como elas podem ser desenvolvidas ao longo do processo de formação acadêmica?

  • Emanuelly Reis: “Acredito que dentre os atributos essenciais ao RP em formação se destacam: a capacidade de comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, habilidades interpessoais para construir e manter relacionamentos sólidos, criatividade para desenvolver estratégias inovadoras e solucionar problemas de forma criativa, e habilidades de gerenciamento de tempo e organização para lidar com múltiplos projetos de forma eficiente.”

  • Júlio César: “Aprender a lidar com trabalhos em equipe, sempre buscando criar um clima tranquilo e de entrosamento, auxilia no desenvolvimento de relações interpessoais e na expansão da rede de networking. A prática de apresentações também contribui para o desenvolvimento da oratória, algo essencial para os comunicadores tanto na academia quanto no mercado.”



4. Além dos pontos mencionados, qual é o conselho principal que você daria para os jovens que desejam seguir uma carreira em Relações Públicas?


  • Emanuelly Reis: “Bom, eu também sou uma jovem em construção na profissão e em constante aprendizado. Entretanto, meu conselho é se manter sempre curiosa e proativa. Estar aberta a experiências diversas e enxergar a possibilidade de exercer a comunicação em diferentes contextos e plataformas, como mídias sociais, eventos, campanhas e dentre outras possibilidades. Bem como estar atenta às mudanças no cenário global e às novas tendências do mercado, pois a adaptabilidade é uma habilidade essencial nessa área dinâmica.”

  • Júlio César: “Aproveite todas as oportunidades que surgirem, sempre com disposição para aprender e trocar conhecimento.” 5. Quais filmes, séries e podcasts você considera essenciais para os profissionais de relações públicas assistirem/escutarem pelo menos uma vez?


  • Emanuelly Reis: “O filme ‘O Discurso do Rei’ é uma ótima fonte para entender a importância da comunicação eficaz, algo que acredito ser essencial para nós, estudantes de Relações Públicas. Assistir à série ‘Scandal’ tem sido uma experiência interessante para aprender sobre gestão de crises e estratégias de comunicação política. Outra série muito relevante sobre o tema é ‘Mad Men', que trata sobre a publicidade e as Relações Públicas na década de 60, o que enriquece nossa compreensão histórica e contextual da profissão.


  • Júlio César:  “Indico muito as séries: ‘Sex and the City’, ‘Scandal’, ‘The Bold Type’, ‘Glamorous’, ‘Emily in Paris’. Alguns filmes como: ‘Hancock’, ‘A Rede Social’, ‘Obrigado por Fumar’, ‘Vermelho Branco e Sangue Azul’. Podcasts: ‘RPCast’ e ‘Comunicação em 20 minutos’.”


As entrevistas com Emanuelly Reis e Júlio César nos permitem traçar um panorama inspirador para o futuro das Relações Públicas. A formação em RP vai além da sala de aula, exigindo dos futuros profissionais uma postura proativa na busca por novas formas de aprendizado,

desenvolvimento de habilidades e constante atualização.

Por isso, essas dicas e insights compartilhados por estes profissionais em formação são um guia valioso para os jovens que desejam seguir carreira em Relações Públicas. 







31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page