top of page
  • Thaissa Cristina

Relações Públicas no Mercado de Trabalho: Um luxo ou algo indispensável?

Editoria: Mercado de Trabalho

Por: Thaissa Cristina

 

Fonte: ATP Holdings


O mercado de trabalho é um dos pilares fundamentais no desenvolvimento das sociedades contemporâneas, gerando recursos financeiros, políticos e sociais. No entanto, também pode gerar cobrança, desconfiança e competição. Descrito por alguns como um ambiente hostil e traiçoeiro, onde cada ação, intencional ou não, pode determinar sucesso ou destruição, ele é o ambiente perfeito para impulsionar a comunicação estratégica. E o faz por meio de pessoas carinhosamente chamadas de RP.


Comumente conhecidas como a profissão que, de forma geral, cuida da relação das organizações com seus públicos de interesse, o campo em Relações Públicas (RP) vem ganhando destaque no cenário atual, onde tudo que fazemos é visto, compartilhado e, principalmente, julgado.


Com um caráter tanto tático quanto estratégico, a atuação de RP se concentra em assessoramento, avaliação de resultados, diversos tipos de pesquisa e gerenciamento de crises de imagem. O objetivo é garantir uma comunicação transparente, humanizada e autêntica para preservar a credibilidade junto aos seus públicos. Esta profissão possui diversas facetas e se tornou uma força indispensável para o sucesso das organizações no mercado de trabalho atual.


Segundo Marta Camila Carneiro, MBA em Environment Social Governance (ESG) e Impact, "o maior bem de uma empresa é sua reputação". Um exemplo claro disso na atuação das relações públicas envolve a campanha de Dia das Mulheres da Burger King. Após um erro da marca em suas redes sociais, a companhia excluiu a publicação, pediu desculpas e demonstrou humildade. Isso gerou no público sentimentos de empatia e confiança ao admitir seu erro. O tratamento da marca foi rápido e preciso, evitando maiores consequências negativas à sua imagem e reputação.


Em um mundo onde um pequeno erro pode se perpetuar eternamente e a reputação pode ser destruída em segundos, fica evidente que as estratégias de Relações Públicas são o diferencial necessário para garantir que as organizações estejam preparadas para possíveis crises, atuem com transparência e construam relacionamentos duradouros com seus públicos. 


Longe de ser um luxo dispensável, embora seja vista assim por certas organizações, as estratégias de Relações Públicas são necessárias para as empresas que desejam ser referência e destaque no meio empresarial.



9 visualizações0 comentário
bottom of page