Editoria: RP nas Mídias
Por Maria Eduarda Florentino de Barros Padilha
Baseada na saga literária da escritora Cecily von Ziegesar, a série “Gossip Girl” causou - e continua a causar - grande repercussão entre o público jovem desde seu lançamento, em setembro de 2007. A trama retrata a realidade dramática e envolvente de jovens ricos do Upper East Side de Manhattan, em Nova York, e se tornou um ícone da cultura pop, conquistando milhões de fofoqueiras(os) ao redor do mundo. A série é conhecida por seus personagens icônicos, como Serena Van der Woodsen e Blair Waldorf, pelos escândalos revelados pela misteriosa Gossip Girl e pela moda impecável dos personagens.
Após uma tentativa fracassada de seguir carreira como atriz em Los Angeles, é no início da quinta temporada que Serena ingressa em sua carreira como Relações Públicas (RP).
Fonte: Google Imagens
Apesar de não ter formação formal na área, Serena se destaca por sua naturalidade, carisma e capacidade de se conectar com as pessoas - e claro, pela vontade de se rebelar contra a mãe - se tornando dessa forma uma RP de “sucesso”.
A princípio, seu trabalho tem foco em gerenciar a imagem de celebridades e marcas. Ela organiza eventos badalados, garante cobertura da imprensa/mídia e lida com crises de imagem com habilidade. Além disso, Serena utiliza seu charme e carisma para construir relacionamentos com clientes e influenciadores, criando uma rede de contatos - networking - valiosa.
Ao longo da temporada vemos Serena lidando com diversos desafios profissionais. Ela aprende a conviver no ambiente competitivo e deslumbrante de Relações Públicas e se depara com clientes exigentes, prazos apertados e a tentação de ceder à manipulação para gerar visibilidade, como a encenação de um relacionamento com o único pretexto de gerar visibilidade e desviar a atenção do público de um escândalo envolvendo um dos clientes da agência, revelando o lado obscuro e antiético da indústria de RP.
A personagem de Serena Van der Woodsen em Gossip Girl oferece uma visão interessante da profissão de RP. A série mostra como as habilidades interpessoais, a criatividade, o conhecimento do mundo digital e o networking são essenciais para o sucesso nessa área. Serena também nos ensina que a ética e a transparência são valores fundamentais para qualquer profissional de RP.
Fonte: Google Imagens
Não posso deixar de mencionar a influência de “S e B” no meu interesse genuíno e platônico pela área de Relações Públicas (RP), desde que assisti pela primeira vez - atualmente me encontro na quinta maratona - a loira mais aclamada do Upper East Side sendo consumida pelos paparazzis, mantendo um relacionamento invejável com a imprensa e assessorando as celebridades mais influentes de Hollywood, e tudo isso sem deixar de marcar presença em um único post da Garota do Blog.
Por outro lado, embora a “It Girl de Manhattan” esbanje carisma e experiência com a mídia e organização de eventos, tendo em seu currículo um inestimável know-how, não podemos ignorar o fato de que a ausência de uma formação teórica e estratégica para atuação como Relações Públicas transparece uma má impressão para os telespectadores da série. Afinal, como afirma Margarida Kunsch, “A formação em Relações Públicas é fundamental para o profissional que deseja atuar na área, pois proporciona o conhecimento teórico e prático necessário para o exercício da profissão.” ou seja, a prática despretensiosa e banal da profissão retratada na série não deve condizer com a realidade, afinal, o profissional de RP precisa atuar no mercado de trabalho com base em conhecimentos teóricos, e não somente em técnicas.
Fonte: Google Imagens
Fato curioso/Recomendação: A atriz que interpreta Serena Van der Woodsen, Blake Lively, protagoniza outro filme no qual também atua como profissional de Relações Públicas - coincidência? Acredito que não -. Disponível na Netflix, Um Pequeno Favor retrata a vida de Stephanie (Anna Kendrick), uma mãe solitária que se torna amiga de Emily (Blake Lively), uma mulher poderosa, destemida e Relações Públicas, o mais importante. Um dia, Emily desaparece, e Stephanie parte em busca de respostas por conta própria, mas no caminho descobre que a nova amiga não era nada do que ela pensava.
Xoxo, Gossip Girl.
Comments