top of page
Maria Clara Santiago 

Relações Públicas por meio da série Emily in Paris

Atualizado: 18 de mar.

Editoria: RP nas Mídias

Por: Maria Clara Santiago 

 

Fonte: Carole Bethuel/Netflix


A série "Emily in Paris" fornece uma perspectiva sobre choques culturais e o papel significativo das redes sociais como instrumento de marketing e expressão pessoal. A trama segue Emily Cooper, uma publicitária de Chicago que aceita uma oportunidade de emprego em Paris, vivenciando desafios culturais e interações intrigantes em sua equipe.

Além disso, explora a dinâmica do mundo corporativo, revelando as pressões do cenário de negócios em uma cidade tão renomada. A personagem Emily busca se destacar profissionalmente, enfrentando situações desafiadoras e competindo em um ambiente onde as expectativas são altas, destacando os contrastes entre o estilo de vida americano e francês, enquanto Emily enfrenta desafios profissionais e enredos românticos.

Ao longo dos episódios, é possível observar a dinâmica da personagem com networking, estratégias de marketing e as relações profissionais. Emily lida com a pressão de inovar, conquistar clientes e, ao mesmo tempo, enfrentar os obstáculos decorrentes das diferenças culturais entre o ambiente de trabalho americano e francês.


Mas afinal, como a série e RP estão conectadas?


A profissão de Relações Públicas (RP), além de citada na série, também está notoriamente no perfil profissional de Emily Cooper. Ao longo da trama, ela demonstra ser proativa e saber exatamente como trabalhar comunicação e relacionamento, desempenhando com excelência suas habilidades, e, mesmo que indiretamente, funções específicas de um RP.


Como profissional de uma agência de marketing, consegue criar diferentes campanhas que atendem os objetivos e perspectivas dos clientes. Para isso ocorrer de forma positiva, é necessário realizar pesquisas de mercado, identificar concorrentes e analisar tendências fundamentais para estabelecer um bom relacionamento com o público de interesse. Emily Cooper investe constantemente na construção de relacionamentos e utilização de estratégias criativas para promover clientes, muitas vezes mesclando instrumentos da cultura parisiense com sua perspectiva americana.


Uma das características da personagem é ser uma profissional que se reinventa em coisas novas e encontrar jeitos diferentes de resolver problemas. Ela não só encara os desafios, mas os vê como oportunidades para criar soluções únicas. Dentre outras funções, desenvolve principalmente o networking, onde é uma construtora de relações especiais. Ela não só conhece muita gente, mas faz isso como se estivesse construindo um livro de contatos que faz a empresa crescer. Cada amigo é como uma peça importante para ampliar os horizontes da empresa e abrir portas para novas oportunidades.


Além disso, a habilidade de Emily em oferecer soluções únicas aos desafios de assessoramento agrega valor quando o assunto é reputação da empresa. Seja na gestão de crises ou na promoção proativa, ela utiliza sua criatividade para transformar situações desafiadoras em oportunidades de fortalecimento da imagem corporativa.


A série oferece uma perspectiva envolvente e, por vezes, cômica das complexidades das relações públicas em um contexto organizacional, ressaltando a importância de uma abordagem estratégica e sensibilidade cultural para alcançar o sucesso nessa área tão dinâmica e complexa.


E aí, quais aspectos da atuação da personagem Emily Cooper você considera mais inspiradores ou desafiadores para os profissionais da área?



15 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page